Novo tipo de grama vai embelezar a cidade e reduzir o esforço do gari de roçada

• Novo tipo de grama vai embelezar a cidade e reduzir o esforço do gari de roçada
Publicado em 22/03/2023 - 15:58  |  Atualizado em 23/03/2023 - 17:01

Depois de ser testada por três meses com sucesso, a Comlurb usará a grama amendoim (Arachis repens) no canteiro central da Avenida Brasil. A herbácea nativa do Brasil não necessita de corte frequente, reduzindo o esforço físico do gari de roçada e os gastos com equipamentos. Além disso, garante mais proteção aos profissionais de limpeza urbana, uma vez que o trabalho de roçada nessas vias de maior movimentação trazia grande risco de acidentes, como atropelamento, já que só pode ser executado à noite para não atrapalhar o trânsito.

O Prefeito Eduardo Paes oficializou a iniciativa em decreto, Nº 52178, publicado no DO do dia 17/03, priorizando a plantação nos corredores expressos, entradas de túneis, taludes, jardins suspensos, acessos a viadutos e canteiros de BRT e BRS. A espécie, além de bela, combate a erosão do solo, retem nitrogênio, recuperando nutrientes da terra, e evita a proliferação de ervas daninhas. A grama amendoim é própria para ornamentação e forração de áreas verdes urbanas, formando um denso colchão verde com delicadas flores amarelas.

A Comlurb já conseguiu com a Secretaria de Meio Ambiente 1,5 milhão de mudas que serão plantadas na Avenida Brasil, de Deodoro até o viaduto Oscar Brito. Será utilizado no plantio, o Fertilub, um super adubo desenvolvido no EcoParque do Caju da Comlurb a partir do reaproveitamento de resíduos orgânicos na Unidade de Biometanização, a primeira da América Latina. O Fertilub vem sendo usado nos projetos municipais de hortas comunitárias e escolares, agricultura familiar, hortos de mudas, reflorestamento e paisagismo de parques e jardins.

Fotos: Maria Eduarda Souza/Comlurb

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana – Comlurb – é a maior organização de limpeza pública na América latina. Sociedade anônima de economia mista, tem a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro como acionista majoritária.

Confira e mantenha-se informado também por nossas redes sociais!

• Endereço Sede: Rua Major Ávila, 358, CEP: 20540-903

Horário de Atendimento: 9h às 17h (dias úteis)

Assessoria de Comunicação (exclusivo para imprensa):
    E-mail: imprensa.comlurb@gmail.com

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
    Encarregados de Dados:

Ellen Marques Silva (titular)
    E-mail: ellen.marques@rio.rj.gov.br

Suellen da Silva Ribon (suplente)
    E-mail: suellen.sribon@rio.rj.gov.br

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    Ligue 1746 – ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma cidade com o código de área diferente do 21.
    PORTAL 1746 – central de atendimento da Prefeitura do Rio:
    www.1746.rio