• Gari que varre ruas em Irajá representa o Brasil na Surdolimpíada e volta da Turquia com a medalha de prata
Publicado em 19/03/2024 - 16:42  |  Atualizado em 01/04/2024 - 16:46

Marina Moares, gari que trabalha diariamente varrendo as ruas do bairro de Irajá, na Zona Norte do Rio, defendeu a Seleção Brasileira de futsal de salão durante a 20ª Surdolimpíada de Inverno na cidade de Erzurum, na Turquia, de 2 a 12 de março. Marina ganhou a medalha de prata na final disputada contra a Espanha.

“Foi um momento inesquecível pra mim. Já conhecia algumas meninas da seleção de jogar comigo no campo. A convivência foi super agradável, com todas focadas em representar a comunidade surda. A final foi no dia do meu aniversário. Mesmo com a derrota, comemorei muito, por ser a minha primeira competição no futsal e por ter ajudado o meu país a conquistar uma medalha. Sobrou emoção!”, festejou a gari que há nove anos trabalha na Comlurb.

A gari joga na Associação dos Surdos do Rio de Janeiro (ASURJ) e possui várias medalhas em campeonatos brasileiros e Copa Brasil, além de três participações em surdolimpíadas pela seleção brasileira. Ela também é jogadora de handebol.

A gari atleta contou a experiência enriquecedora de conviver com uma cultura tão diferente:
“Foi uma experiência única na Turquia, tive o primeiro contato com a neve, com a cultura e a comida do país. A comunicação com atletas de outros países, de diversos idiomas, em libras, foi bem bacana, mostra a nossa capacidade de superar barreiras”, contou.

Marina fez questão de agradecer aos amigos e colegas da Comlurb, já que se não fosse o apoio deles em colaborar com a Vakinha Online que fez, ela não teria conseguido viajar para representar o país:

“Quero muito agradecer à minha família, em primeiro lugar, e aos meus amigos e aos colaboradores da empresa que puderam me ajudar a viajar e realizar meu sonho. Representei o meu país e a empresa, que tem uma gari super atleta nos seus quadros”, afirmou.

A atleta já tem planos para o futuro e afirma que vai continuar batalhando e treinando muito para buscar mais espaços em futuras competições internacionais de surdos, tanto no futebol de campo quanto no futsal. A campanha do Brasil no futsal feminino da Surdolimpíada contou com vitórias sobre Japão, Itália, Irlanda e Grã-Bretanha.