• Em dois dias, Comlurb retira 5,2 toneladas de resíduos em ação de limpeza no Manguezal do Caju
Publicado em 17/10/2024 - 15:00  |  Atualizado em 17/10/2024 - 17:14
A Comlurb e a concessionária Águas do Rio promovem, desde quarta-feira (16/10), um mutirão de limpeza em um trecho do manguezal da Península do Caju. O serviço conta com cinco trabalhadores e um encarregado vinculados à Águas do Rio, e 16 garis e dois agentes de limpeza urbana da Comlurb, e é realizado sob a supervisão do biólogo Mário Moscatelli, que coordena a recuperação ambiental do local. Foram recolhidas 5,2 toneladas de resíduos em dois dias, que foram transportadas em um caminhão compactador da Comlurb, O serviço prossegue nesta sexta-feira (18/10).O serviço é de suma importância para a recuperação ambiental dos manguezais. A simples retirada do lixo faz a área de manguezal se recuperar muito rapidamente. Com a limpeza, as árvores voltam a produzir sementes, que caem na lama e produzem novas mudas. Esta época do ano é propícia ao florescimento das sementes. Uma das consequências positivas da regeneração é a volta da fauna ao local, principalmente as capivaras.

Com o mutirão de limpeza, o objetivo é recuperar quatro dos seis hectares e iniciar a ampliação do manguezal em mais 3.6 hectares. As áreas de manguezais são fundamentais para a biodiversidade da Baía de Guanabara, para a questão do sequestro e acúmulo de carbono, bem como sendo a única linha de defesa do litoral em tempos de extremos climáticos.

Link de imagens:
Crédito: Divulgação Águas do Rio