Educação Ambiental e Pesquisa

Apresentação: o que é um laboratório vivo

O Laboratório Vivo de Educação Ambiental e Gerenciamento de Resíduos (LabEA / Horto Comlurb), é um  espaço de pesquisas aplicadas direcionado para reprodução e aplicação de técnicas e tecnologias sociais, tendo a Educação Ambiental crítica, a agroecologia, a permacultura e a ecoalfabetização  como base para o gerenciamento de resíduos orgânicos de forma descentralizada e local, integrando a ecologia urbana.

São ecossistemas de inovação abertos, centrados no usuário, com base na abordagem sistemática de co-criação, integrando processos de pesquisa e inovação em comunidades e configurações da vida real (ENoLL 2020).

Segundo Marchior e Seimor (2020) “são soluções de baixo investimento e eficazes que serão testadas e implementadas em uma escala menor. Essa escala de experimentação ajudará a compreender as interações dos sistemas regionais das cidades, a definir a circularidade para cada contexto e a estruturar planos de ação participativos; e como resultados, benefícios no curto prazo e desenvolvimento urbano estratégico no médio e longo prazos.” Esses mesmos autores afirmam que “o objetivo dos laboratórios vivos das zonas circulares é, atestar, baseado em implementações de projetos pilotos em diferentes localidades e contextos.”

Cidades Sustentáveis

O Horto LabEA objetiva criar ecossistemas de resíduos integrados e adaptados ao espaço urbano domiciliar e público, e com a Visão de que Cidades Sustentáveis são aquelas que metabolizam seus resíduos ao invés de exportá-los, e produzem energia ao invés de importá-la. Assim sendo, também, parte do pressuposto da Permacultura, de sair de um modelo de sociedade de consumo e ir em direção a uma sociedade de produção.

A agroecologia, enquanto conhecimento tradicional aliado ao científico, fornece uma proposta de modo de produção (de alimentos) de maneira ecologicamente justa, saudável, mais humana e afetiva, que valoriza o aspecto social, e ao mesmo tempo aproveita e entende os resíduos como parte da sua propriedade/moradia, dando solução para a maior parte dos nossos resíduos domiciliares, que é a fração orgânica (47,33%).

O LabEA considera o ciclo dos resíduos junto do ciclo das plantas e de outros seres vivos, como abelhas, o ciclo do carbono, por exemplo, trabalhando assim dentro da visão de sistema.

Temos trabalhado principalmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 e 11 entendendo que estão no cerne da Comlurb, e como sendo os meios de se atingir os demais ODS. A começar pelo 12 pensando na ideia da Permacultura de “Sair do consumo para a produção”.

Projetos em andamento

• “Horta dos Trabalhadores”, que desde 2017, através da produção de alimento orgânico, a partir da transformação e uso dos resíduos orgânicos, dialoga sobre segurança e soberania alimentar, em especial junto às trabalhadoras e aos trabalhadores da Gerência de Pesquisas da Comlurb;
  • Pesquisas aplicadas em Compostagem;
    • Sistema Integrado de Decomposição,
    • Reciclagem e integração de sistemas em bioeconomia circular dos resíduos orgânicos para Produção de Alimentos a partir do aproveitamento de diversos resíduos,
    • Jardins de Chuva Instantâneos,
    • Minhocários e gongolários;
  • Visitas guiadas;
  • Oficinas práticas em técnicas de compostagem;
  • Cursos de capacitação e formação de grupos para Gestão Comunitária de Resíduos a partir da compostagem em pequena escala
  • Produção de mudas para revitalização de áreas degradadas por descarte irregular (pontos críticos).

Material Educativo