As parcerias estão abertas! Não perca a oportunidade de ser um parceiro da maior organização de limpeza pública na América Latina, a Comlurb, apoiando os programas Lixo Zero, Praia Limpa e os mobiliários diferenciados, contribuindo para a manutenção da limpeza da nossa cidade maravilhosa.
Você pode participar produzindo cartazes, banners, adesivos, folhetos, entre outras peças e na divulgação dos programas que vão fazer do Rio uma cidade mais limpa e melhor de se viver.
Envie um e-mail para imprensa.comlurb@gmail.com mostrando o seu interesse, e assim apresentaremos todas as opções e condições de parceria.

Equipamentos diferenciados

Fábrica Aleixo Gary, da Comlurb, além da produção própria, a partir de reciclagem, realiza reformas de equipamentos por equipe especializada como gangorras, balanços, vassouras, cestas de lixo, fraldários, pranchas para exercícios abdominais e carrinhos coletores, são algumas das novidades ecológicas produzidas pela fábrica.

A Aleixo Gary investe em novas ideias, criando soluções alternativas e sustentáveis, com reaproveitamento de material e equipamentos usados pela Comlurb, além da produção de madeira plástica para incentivar a reciclagem. Papeleiras danificadas viram grande pás, os brinquedos desgastados pelo tempo e pelo mau uso são retirados das praças e cuidadosamente reformados, contêineres são remodelados e se tornam práticos carrinhos de lixo, o Lutocar, entre outras adaptações e invenções.

Parcerias

A Comlurb firmou parcerias para ampliar a divulgação do projeto. A Rio Ônibus incorporou a ideia e expõe a campanha com cartazes afixados em oito mil ônibus e nos dez terminais. A Lamsa divulga os slogans “#PraiaLimpa – ao sair da praia, recolha o seu lixo; #PraiaLimpa – areia não é lata de lixo; #PraiaLimpa – fotografe, marque e compartilhe”; nos letreiros luminosos da Linha Amarela e o Metrô Rio cede espaço nos vagões dos trens para a divulgação de filmes de conscientização. A Insetisan distribui saquinhos plásticos para o descarte do lixo. Os barraqueiros que atuam do Leme ao Pontal também estão envolvidos, são parceiros importantes para tornar a praia um ambiente mais limpo, que expõem o banner da campanha e colaboram na limpeza da área de suas barracas.
A Comlurb conta com o apoio de todos para que a limpeza seja efetiva e que o lixo não seja paisagem da orla carioca.

Praia Limpa, atitude de todos

O Praia Limpa, iniciado em 2013, foi evoluindo nos anos seguintes e se tornou um sucesso no verão de 2016, com a aprovação e colaboração da população. A operação de limpeza é intensificada com 620 garis ao longo de todo o dia recolhendo o lixo e esvaziando os três mil contêineres na faixa de areia e no calçadão para facilitar o descarte correto. A proporção de lixo jogado no chão passou a ser de 30% e de 70% dos resíduos descartados nos contêineres, uma verdadeira inversão do que acontecia até então.
A primeira iniciativa da campanha #Praia Limpa para o Verão 2017 aconteceu no dia 09/11 com a instalação do block letter, blocos de madeira flexível e tratada, com 4,6 metros de largura, 1,6 de altura e 50 cm de comprimento, no Arpoador com a hashtag do projeto que há três anos intensifica a limpeza das praias cariocas e conscientiza os frequentadores sobre a responsabilidade de depositar o lixo no lugar correto. Além desse, foram instalados mais três blocks no Leme, Barra da Tijuca e Pontal do Recreio.

Lixo Zero reforça a fiscalização

A fiscalização do programa Lixo Zero é reforçada, atuando na saída da praia e multando quem é flagrado deixando resíduos na areia. Com os banhistas ficando nas praias até à noite a fiscalização do Lixo Zero alterou o horário aumentando o seu efetivo. O grande número de contêineres instalados a aproximadamente a cada 50 metros facilita o descarte correto, evitando multas.
O programa Lixo Zero prevê a aplicação de multas que vão de R$ 200,00 a R$ 4.001,00 para quem sujar a cidade. A iniciativa tem como objetivo tornar a Lei de Limpeza Urbana 3.273/2001 efetiva, além de conscientizar a população da importância de não jogar lixo nas ruas, praias, praças e demais áreas públicas, melhorando a qualidade da limpeza do Rio.